topo 1.png

Palestrantes

ancomarcio.jpg
claudio.jpg
Foto Elizabeth Hazin.jpg
foto andré.jpg
IMG-20210913-WA0080.jpg
Foto Edvaldo A. Bergamo UnB.jpeg
Foto Eneida.gif
foto herasmo.jpg
Foto marina (1)-min.jpg
Foto Michel Peterson.jpg
Foto Márcia Rios .jpg
Foto Reginaldo Prandi-min.jpeg
Foto RIta Godet.jpg
Foto Tãnia.jpg
Foto_Helena_2020.jpg
Thiago Mio Salla_297-17_foto Cecília Bastos 15.JPG foto 2 (1) (1).jpg
nelson.png
WhatsApp Image 2021-09-11 at 12.31.46.jpeg

 

 

Anco Márcio Tenório Vieira - Professor Associado 4 do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem trabalhos em periódicos do Brasil e do exterior (a exemplo da Revista USP, Ciência & Trópico, Luso-Brazilian Review, Estudos Portugueses, Cultura Vozes, Remate de Males, Investigações, O Eixo e a Roda e Colóquio Letras) e dezenas de ensaios publicados em livros. É autor de Luiz Marinho: o sábado que não entardece (FCCR, 2004), Adultérios, biombos e demônios (PPGL, 2009) e Dante, a poesia e a sua forma cristã (PPGL/Editora UFPE, 2017). Colaborou com os volumes 3, 4 e 5 da BIBLOS: Enciclopédia VERBO das literaturas de língua portuguesa (Coimbra, 1999-2004) e é coautor dos livros O caminho se faz caminhando: 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (Ed. UFPE, 2006) e Hermilo Borba Filho e a dramaturgia (FCCR, 2010). Organizou o livro Orley Mesquita: prosa e verso (CEPE, 2012), o Teatro Completo de Luiz Marinho (CEPE, 2019, 4 vol.) e Osman e Hermilo: correspondência (CEPE, 2019). É membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, da Universidade de Coimbra (Portugal).

 

 

 

 

 

Claudio Cledson Novaes - Professor do Departamento de Letras e Artes, da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia; Mestre em Estudos Literários (ILUFBA); Doutor em Teorias da Comunicação (ECA-USP); Pós-Doutorado em Comunicação (ECO-UFRJ); Professor Leitor na Universidade Bordeaux 3; Pesquisador Visitante na Universidade do Québec-Montreal (Canadá); Professor Visitante na Universidade de Salzburgo (Áustria); Pesquisador e Coordenador atual do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/Progel (UEFS); estuda as relações entre Literatura e Cinema e as representações do sertão em diálogos transculturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Elizabeth Hazin - Poeta. Pesquisadora Colaboradora Plena junto ao Programa de Pós-graduação de Literatura da UnB. Coordenadora do grupo de pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Projeto "Inventário do Arquivo de Jorge Amado", com apoio do CNPq, à época em que ensinava na UFBA, Salvador, 1992/1997. Autora de Edição crítico-genética de um conto de Jorge Amado, trabalho resultante de estágio pós-doutoral em Roma (Itália), 1993/1994 (com apoio do CNPq).

 

 

 

 

 

André Luís Gomes - Professor Associado do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLIT) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade de Brasília. Doutor em Literatura pela FFLCH – USP (2004). Pós- Doutorado na Universitè Rennes 2 (2013 – 2014) e na Universidade do Minho (set./2019 – set./2020). Autor dos livros Clarice em Cena: as relações entre Clarice Lispector e o Teatro (2007) e Marcas de Nascença: a contribuição de Gonçalves de Magalhães para o Teatro Brasileiro (2004). Organizou os livros Cenas Avulsas: ensaios sobre a obra de Machado de Assis (2008), Leio Teatro: dramaturgia brasileira contemporânea, leitura e publicação (2010), Penso Teatro: Dramaturgia, crítica e encenação (2012), Ensino Teatro: Dramaturgia, leitura e inovação (2014) e encenar a leitura: relações cênico-midiáticas (2020).  Líder do Grupo de Pesquisa: Dramaturgia e crítica teatral.  Idealizador e Coordenador do Projeto de Encenações de Leitura, “Quartas Dramáticas”.

 

 

 

 

 

Douglas De Sousa - É graduado em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí e Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2017-2019 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É professor do Departamento de Letras do CESPD/UEMA e do Mestrado em Letras da UEMA. Membro do grupo de pesquisa em Literatura, Arte e Mídias – LAMid/UEMA. Tem livros organizados, bem como capítulos em livros, nacionais e artigos em periódicos eletrônicos. É integrante de corpo editorial de Editoras nacionais. Coordena projetos de pesquisa, extensão e orientação níveis de iniciação científica e stricto sensu.

 

 

 

 

 

Edvaldo A. Bergamo - Realizou Pós-Doutorado (CAPES) na Universidade de Lisboa (FLUL/CeSA) no período 2014-2015. Foi coordenador da Cátedra Agostinho da Silva (2012-2014). Possui Graduação (1993), Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com ênfase na área de Literatura Comparada. É professor de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB). Tem atuado na linha de pesquisa de Crítica literária dialética do Programa de Pós-Graduação em Literatura (Pós-Lit/TEL/IL/UnB), investigando principalmente os seguintes temas: romance histórico; romance de Jorge Amado; romance de 30; romance neorrealista; romance e autoritarismo; romance e (des)colonização. Em âmbito nacional e internacional, tem publicado artigos e capítulos de livro, organizado coletâneas de ensaios, preparado eventos, bem como orientado estudantes de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (IC), Mestrado (M) e Doutorado (D), na área de Estudos Literários.

 

 

Eneida Leal Cunha - Mestre em Teoria da Literatura pela UFBA (1979) e Doutora em Letras pela PUC-Rio (1993). Professora Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Bahia. É Professora Associada no Departamento de Letras PUC-RIO desde 2011 e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade. É Pesquisadora Associada do Laboratório Estudos Negros do PACC/UFRJ.Participa do quadro docente permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. Coordenou em 2014 a Escola de Altos Estudos da PUC-Rio (CAPES/EAE) e atualmente coordena os projetos CAPES/PROCAD? Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos?(2015-2020), que reúne PUC-Rio, UNEB, UEFS e PUC-Goiás, e o CAPES/PRINT ?Novos paradigmas teóricos, outros corpos, novas superfícies e racionalidade alternativas, que reúne interlocuções e convênios internacionais já consolidados pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade. Tem atuação nas áreas de Letras e de Cultura e produção intelectual em dois eixos: sobre questões que emergem na história e na contemporaneidade cultural e literária brasileira e em outros espaços lusófonos, em especial as relativas às inscrições da racialidade na arte e no pensamento social e às figurações da africanidade continental ou diaspórica; em paralelo, sobre os desafios epistemológicos, estéticos e políticos do confronto reflexivo ou artístico com a contemporaneidade.

 

Herasmo Braga - É docente do quadro permanente da pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Piauí, professor Adjunto II, com Dedicação Exclusiva, pela Universidade Estadual do Piauí. Entre os seus livros publicados destacam-se Neorregionalismo Brasileiro: análise de uma nova tendência da literatura brasileira e o de ficção: Porque eram elas porque era eu. Desenvolve no jornal O Dia a coluna de crítica literária Toda Palavra. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nas seguintes linhas: Literatura Brasileira (Neorregionalismo, Literário Brasileiro, Ecce Homo Fictus e Romance Histórico), Teoria Literária (estudos da narratividade e mímeses), Literatura Comparada (diálogos entre Literatura e Cinema; Cinema Regionalista e Neorregionalista; Literatura e História) e Literatura e Filosofia (Paul Ricoeur e Walter Benjamin). Tem experiência nas áreas de História, Literatura: Teoria e Critica, Produção Textual e Cinema.

 

 

 

 

Marina Sirqueira Drey  - É doutoranda e mestra em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bacharela e Licenciada em Letras-Língua Portuguesa pela mesma instituição. Trabalha com os seguintes recortes na pesquisa acadêmica: Literatura Brasileira (séc. XX e XXI); Crítica Biográfica; Acervos Literários; Interface Subjetividade-Memória-História. Pesquisadora do Núcleo Literatura e Memória (NULIME), investiga e elabora narrativa(s) biográfica(s) de Jorge Amado a partir de acervo literário do escritor. Segue aperfeiçoando-se e atuando em atividades relacionadas ao ensino, tem experiência com design instrucional e revisão de textos na elaboração de materiais didáticos para a educação a distância (EAD); também participou/participa de bancas de correção de redação de vestibulares desde 2014. Dispõe de conhecimentos em edição/editoração de revista científica.

 

 

 

 

 

 

 

Michel Peterson -  É psicanalista, professor de psicologia transcultural e de literatura comparada. Foi professor na UFRGS e FURG, bem como professor convidado na USP, na FLUMINENSE e em outras universidades no mundo. Autor de numerosos artigos e muitos livros, entre os quais L'instant du danger. Réflexions d'un psychanalyste et témoignages sur l'exil forcé (Montréal, éditions du passage, 2014) e L'attente des fantômes (Montreal, Universidade McGill/Tamam, 2018). Coordenador do projeto de pesquisa ROBAA (Roads of Bones and Ashes (Cátedra Oppenheimer em Direito Internacional Civil, Universidade McGill), membro do RIVO (Rede de Intervenção com pessoas vítimas de violência organizada). Fundador e diretor da coleção "Voix psychanalytiques" publicada pela editora Liber (Montreal).

 

 

 

 

Marcia Rios da Silva - Professora da Universidade do Estado da Bahia, cursou o doutorado em Letras na UFBA, na área de Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, e realizou o pós-doutorado na PUC-RS. É licenciada em Letras pela Universidade Federal da Bahia, onde também cursou o Mestrado na área de Teoria da Literatura. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Letras, com foco em Teoria da Literatura e Estudos de Culturas, e desenvolve pesquisas sobre recepção de público e de crítica especializada, escritas biográficas, identidades e ensino de literatura. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/UNEB nos períodos de 2006-2010 e 2016-2020. Tem livros organizados com outros pesquisadores e escreve ensaios e artigos para revistas especializadas na área de estudos literários e culturais. Tem participação efetiva em eventos acadêmicos e em 2006 publicou o livro O rumor das cartas; um estudo da recepção de Jorge Amado, pela Editora da UFBA, originalmente sua tese de doutoramento.

 

 

 

Reginaldo Prandi -Professor Emérito da Universidade de São Paulo, da qual é professor titular sênior, é sociólogo e escritor, publicou cerca de 40 livros, entre os quais "Mitologia dos orixás", "Os candomblés de São Paulo", "Minha querida assombração" e "Aimó". Indicado quatro vezes ao prêmio Jabuti, foi premiado pelo CNPq, SBPC e Ministério da Cultura por sua contribuição à preservação da memória cultural brasileira.

 

 

 

 

 

 

Rita Olivieri-Godet Doutora em Teoria literária e literatura comparada pela USP, pós-doutora em literatura comparada pela Université Paris 10. Professora titular de literatura brasileira da Université Rennes 2 e membro senior do Institut Universitaire de France. Dirigiu o Departamento de Português da Université Rennes 2. Membro permanente da equipe ERIMIT-Equipe de Recherches Interlangues “Mémoires, Territoires et Identités” e do GT “Relações literárias interamericanas” da ANPOLL. Pesquisadora associada do PRINT-UFF-Letras. Professora convidada da Univ. de Bordeaux 3, da UEFS-Bahia, da Universidade Federal Fluminense, da Université du Québec à Montréal. Entre os artigos e livros publicados destacam-se as obras autorais: Jorge Amado em letras e cores. Ensaios de Rita Olivieri-Godet. Desenhos de Juraci Dórea (Feira de Santana-Bahia: Editora da UEFS, 2014);Viva o povo brasileiro, a ficção de uma nação plural (São Paulo: É Realizações Editora, 2014); Construções identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro (São Paulo: Hucitec; Feira de Santana, BA: UEFS Ed.; Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2009, Prêmio categoria “Ensaios críticos” da UBE-Rio 2010); A alteridade ameríndia na ficção contemporânea das Américas (Brasil, Argentina, Quebec), (Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2013); Ecrire l’espace des Amériques: représentations littéraires et voix de femmes amérindiennes (Peter Lang, NY, 2019); Vozes de mulheres ameríndias nas literaturas brasileira e quebequense (Makunaima, Rio, 2020).

 

Tânia Regina Oliveira Ramos - Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na área de Literatura Brasileira e Estudos Literários e é uma das editoras da Revista Estudos Feministas e uma das organizadoras do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Organizou na área de gênero os livros Falas de Gênero e Leituras em Rede, publicados pela Editora Mulheres e uma das organizadoras de Mídia, Misoginia e Golpe, publicado pela Faculdade de Comunicação da UnB e Problemas de Gênero publicado pela FUNARTE. Coordena o nuLIME - núcleo Literatura e Memória na UFSC CCE e os projetos www.portalcatarina.ufsc com acervos digitais de escritores catarinenses junto ao NUPILL e o projeto A Mala de Jorge Amado, organização de aproximadamente 1.500 páginas de documentos dos anos 1941-1942. Pesquisa e publica nas áreas de gênero e subjetividades, história e memória literária.

 

 

 

 

 

 

 

Helena Bonito Couto Pereira  - Doutora em Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atua como docente de graduação e pós-graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez estágio pós-doutoral no Department of Hispanic Studies da Universidade da Califórnia em Riverside e foi visiting professor na Università degli Studi di Perugia (2018-2019). Foi fundadora e editora acadêmica da Revista Todas as Letras. Coordena o grupo de pesquisa “Literatura no Contexto Pós-Moderno”, cadastrado no diretório de grupos do CNPq. Foi coordenadora do GT História da Literatura da ANPOLL. Publicações organizadas recentemente: Ficção brasileira no século XXI, em cinco volumes (São Paulo, Editora Mackenzie, 2009-2019); Literatura contemporânea em perspectiva comparatista (Rio de Janeiro, Abralic, 2018); Migrações literárias e artísticas (Berlim, Peter Lang, 2018). Traduziu A beleza artística, de Marc-Mathieu Münch (São Paulo, Editora Mackenzie, 2019).

 

 

 

 

 

 

THIAGO MIO SALLA - Doutor em ciências da comunicação e em letras pela Universidade de São Paulo. Enquanto docente e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP, dedica-se às áreas de Literatura Brasileira, Teorias e Práticas da Leitura e Editoração. Entre outros trabalhos, publicou os livros Garranchos – Textos Inéditos de Graciliano Ramos (Record, 2012), Graciliano Ramos e a Cultura Política (Edusp, 2017) e Graciliano na Terra de Camões (Ateliê Editorial, Nankin, 2021)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nelson Cerqueira - Irará, Brasil, jornalista, graduado em letras com alemão, pós-graduação em filosofia em Munique Alemanha e Nanterre, Paris. Mestrado e PhD em literatura comparada, tese em Hermenêutica, Indiana University, Bloomington. Professor Colaborador do PPGD, Ufba e membro da Academia de Letras da Bahia. Autor de 22 livros, dois sobre Jorge Amado: Casa de Palavra, 1987 e Imago Editora, Rio, 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Luiza Guarnieri Atik - Fez mestrado e doutorado na área de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Foi docente do Curso de Letras e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), de 1992 a 2021. É Membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Intermidialidade (Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e da University of Indiana (USA)) e Membro do Grupo de Pesquisa Brasil França (USP/IEA, SP- Brasil). Foi Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação da UPM e editora acadêmica da Revista Todas as Letras.
Como pesquisadora, desenvolve estudos à luz das teorias narrativas e dos conceitos de intermidialidade, analisando as homologias e as divergências das soluções estéticas escolhidas na transposição de uma mídia para outra, bem como as especificidades dos códigos artísticos em suas múltiplas possibilidades.
Publicou artigos e ensaios sobre literatura brasileira, literatura e outras linguagens em livros e revistas acadêmicas. Dentre suas publicações destaca-se a obra Vicente do Rego Monteiro: um brasileiro da França e Narrativas insólitas ou realidades possíveis (em co-autoria com Ana Lúcia Trevisan).