topo 1.png

Organização

IMG-20210913-WA0080.jpg
emanuel.jpg
foto 3.jpg
4.png
5.png
solange.jpg

 

 

 

Prof. Dr. Douglas De Sousa

 

É graduado em em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí e Doutor em Literatura e Práticas Sociais

pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2017-2019 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É professor da Departamento de Letras do CESPD/UEMA e do Mestrado em Letras da UEMA. Membro do grupo de pesquisa em Literatura, Arte e Mídias – LAMid/UEMA. Tem livros organizados, bem como capítulos em livros, nacionais e artigos em periódicos eletrônicos. É integrante de corpo editorial de Editoras nacionais. Coordena projetos de pesquisa, extensão e orientação níveis de iniciação científica e stricto sensu.

 

 

 

 

Prof. Dr. Emanoel César Pires de Assis

 

É graduado em Letras pelo UEMA/Campus Caxias, mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Em janeiro de 2021, iniciou estágio de pós-doutorado na Universidade de Oslo, com bolsa da FAPEMA, mas precisou suspender por conta da pandemia de Covid-19. É professor do Departamento de Letras do CESC/UEMA e do Mestrado em Letras da UEMA, atua como pesquisador no Núcleo de Pesquisas em Informática, Linguística e Literatura – NuPILL/UFSC- CNPq, no Núcleo de Pesquisa em Literatura Digitalizada – NUPLID/UFPI - CNPq e é líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Mídias – LAMid/ UEMA-CNPq. É editor gerente da Revista de Letras Juçara – ISSN:2527-1024. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, nacionais e internacionais, bem como a organização de livros e coletâneas, todos dentro da área de Letras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana

 

Professor Adjunto da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), docente permanente do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui Doutorado em Letras em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1981). Pesquisador do grupo GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos), certificado pelo UEMASUL e registrado no diretório da CNPq, atuando na linha de pesquisa Estudos literários em diálogos com outros saberes e Ensino e cinema. Interesses de pesquisa: Literatura e imagem, Literatura ensino, Cinema e ensino, Literatura e adaptação cinematográfica, Estudos sobre literatura e outras artes (teatro, música e fotografia). Letramento cinematográfico. Estudos da narrativa brasileira Literatura brasileira moderna e contemporânea. Literatura, arte e cultura: o regional, etnorracial e indígena.

Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em História pela UNESP-ASSIS-SP), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Teoria Literária pela UFRJ. É Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Historiografias e Linguagens (NEHISLIN - www.nehislinuema.com), membro da Associazone Brasilianiste ittaliane Jacarandá, das Universidade de Genova, Milão e Brescia. Professor adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, do Programa em Letras da UEMA, Bolsista Produtividade FAPEMA, Coordenador do Mestrado em Letras - UEMA, Editor-chefe da Revista Outros Tempos (www.outrostempos.uema.br). Tem experiência na área de História e literatura, Teoria da História, Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e história, literatura e filosofia, literatura africana de língua portuguesa. É autor das obras: Uma Athenas Equinocial: A literatura e a fundação de um Maranhão no Império Brasileiro (2010); Terra e Céu de Nostalgia: tradição e identidade em São Luis do Maranhão (2011) ; Versura: poemas, contos e crônicas (2014); Versura: ensaios (2017).

 

 

 

 

Prof. Dra. Silvana Maria Pantoja dos Santos

 

Pós-doutora em estudos literários. Dra. em Teoria Literária (UFPE). Profa. de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Profa. dos Programas de Pós-Graduação em Letras de ambas Universidades. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Literatura e Linguagem – LITERLI. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e outras Artes – TOPUS e do Grupo de Pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa. Atua nas linhas de pesquisa Literatura e suas interfaces com o Espaço e a Memória.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Solange Santana Guimarães Morais

 

Possui doutorado em Ciência da Literatura-UEMA/UFRJ(2014), mestrado em Teoria da Literatura-UFPE (2002), especialização em Leitura e produção de texto-PUC/MG(2000). Atualmente é Professora Adjunto I, 40h, Diretora do Curso de Letras do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Letras do CESC/UEMA. Pesquisadora no Grupo de Estudos Literários Memória e Arte- GELMA/CNPq - CESC-UEMA. Líder do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense-NuPLiM/CNPq-CESC/UEMA. Membro do CEP (Conselho de Ética em Pesquisa) da UEMA. Editora da Revista de Letras - Juçara, do Departamento de Letras do CESC-UEMA.